-
Arquitetos: Arqtipo
- Área: 665 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Federico Kulekdjian
-
Fabricantes: Carpinterías CONSTRUSER ALVEAR, Corblock, Corletto, Corralón Tramontana AST, Domec, FV Ferrum, Micromac, Sanitarios San Martín
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto M 5606 nos desafiou a respeito das possíveis formas de abordar nossa prática projetual. A proposta reconhece as instâncias temporais e espaciais inerentes ao projeto, a partir do reconhecimento das categorias de: contextualização (entre a inserção e a implantação), configuração (entre um objeto material e o sistema), e disposição (entre o determinado e o indeterminado).
Contexto: M 5605 é um edifício de propriedade horizontal com dez unidades funcionais, localizado no bairro Villa Urquiza em um pequeno terreno de 8,80×12,72 m. Está localizado em uma zona residencial de médio porte, adjacente à linha ferroviária F.F.C.C. Mitre. Foram propostas múltiplas relações contextuais, como a incorporação do espaço público no interior de todo o térreo, a partir de um único andar. Ou ainda, o reconhecimento de seus limites pré-existentes, inferindo possíveis relações e distâncias de suas expansões. Além disso, o projeto incorpora os recuos superiores ao envoltório de uma forma sensível que promove maior empatia em seu entorno.
Configuração: O edifício maximiza sua capacidade construtiva a partir de um envoltório mono-material de tijolos Bricko de Corblock. Neste sentido, permite a experimentação material baseada em várias operações morfológicas precisas (repetição, corte, conexão) para assumir sua própria complexidade, e investigar os encontros, arranjos, formas de junção e fixações com a intenção de configurar uma atmosfera desejada (luz e espaço em uma interpelação constante).
O tratamento das expansões como foles nos perímetros da fachada tem como objetivo diminuir o ruído e regular os níveis de privacidade, luminosidade e opacidade em relação ao lado de fora.
Disposição: O edifício se organiza em um térreo e em 6 níveis de altura, propondo uma tensão entre forma, espaço e matéria, com base na busca de identidade. As unidades habitacionais investigam novas possibilidades de configuração do morar, que garantem adaptabilidade e contemporaneidade.